Este projecto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Biologia e Fisica.Química por duas alunas da Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira da turma A do 10º ano.

Saturday, May 12, 2007

Actividades desenvolvidas:

  • Trabalho de campo - foi definido o processo de amostragem, onde foram recolhidas amostras do recife da barroeira. Mediram-se os parâmetros fisicó-químicos e realizou-se a recolha de elementos que permitem determinar o volume do recife escolhido, o crescimento linear do tubo e a densidade populacional do recife. Foram recolhidos dados sobre o conhecimento da barroeira pela população, através de inquérito por questionário.
    Trabalho no laboratório e na sala de aula - com o objectivo de tratar o material recolhido, estudou-se a biologia da barroeira, com recurso a lupas binoculares, máquina fotográfica e documentação de apoio। Foram realizadas também actividades de filtração, decantação e determinação da salinidade da água do mar. Estudou-se a influência de determinados factores ambientais (fisico-químicos) no crescimento e ou sobrevivência da barroeira. Analisou-se as medidas efectuadas tendo em vista a definição de modelos matemáticos. Estudou-se a orientação dos tubos de areia constituintes dos recifes. A nível da matemática fez-se um estudo estatístico dos dados recolhidos relativamente ao conhecimento da população sobre a barroeira.

Produziram-se também trabalhos, entre estes podemos destacar o poster, vídeos, o blog e uma disciplina na plataforma moodle da Escola।





No comments: